
Diferentemente do que afirmam namoradas, mães, tias, amigas e irmãs na frente do espelho, não é um fato que as mulheres sempre engordam mais fácil do que os homens. Em termos estatísticos, pode até ser verdade. Mas a questão não tem nada a ver com o gênero, e sim com massa muscular. Explica-se: os homens, geralmente dotados de um volume maior de ossos e músculos, apresentam um metabolismo mais acelerado do que o das mulheres. Mas mulheres musculosas também apresentam um metabolismo turbinado. E homens fracotes, sem músculos, terão um metabolismo mais lento. Resumo: quem vai ditar as regras é a constituição corporal de cada um, e não o sexo.
É verdade que os homens têm alguns outros fatores a seu favor. Para começar, eles contam com a testosterona, o hormônio masculino por excelência, relacionado ao aumento de massa muscular. Elas, por sua vez, são afetadas pelo hormônio feminino estrogênio. "Essa substância trabalha para promover o aumento do peso, ou impedir a sua perda, e isso torna mais difícil para a mulher emagrecer", diz o médico britânico Ian Campbell, diretor da Weight Concern, entidade de apoio a pessoas com problemas de obesidade. Na Grã-Bretanha, índices de obesidade são similares nos dois sexos - mas há 3 vezes mais probabilidade de que uma mulher seja uma obesa mórbida do que um homem.
O metabolismo feminino é mais lento que o masculino, isso porque naturalmente - independente de serem ou estarem magras, eutróficas ou acima do peso - as mulheres possuem mais massa gorda e os homens mais massa muscular. Ao contrário do tecido muscular que é ativo e necessita de energia para manter-se, o tecido adiposo não gasta energia.
O que determina uma quantidade maior de massa muscular no homem é o fato de ele possuir maiores concentrações de testosterona, hormônio masculino responsável pelo aumento da massa muscular.
Consequentemente por possuírem mais músculos, em uma hora de atividade aeróbica forte contínua, o homem gasta em média 800 calorias, e a mulher cerca de 600 caloriasmesmo se tiverem a mesma altura, peso e idade.
A questão não tem nada a ver com o sexo, e sim com volume de massa muscular. Quem vai ditar as regras é a constituição corporal de cada um.
Fonte: Temas Livre
0 comentários:
Postar um comentário